Notícias


  • Susannah Lynn Gold, New York, EUA



    January 18: Wine Wednesday: Old Vines Great Reserva 2013 from Teoria Winery in Douro Valley (Portugal)

    link

  • Susannah Lynn Gold, New York, EUA



    December 28: Wine Wednesday: Coimbra De Mattos 1858 Port Valriz

    link


  • Susannah Lynn Gold, New York, EUA



    December 22: Quinta Do Beijo: Kisses from Douro Valley

    link

  • Susannah Lynn Gold, New York, EUA



    December 9: Women In Wine Fridays: An Interview with Justina Teixeira from Quinta da Barca in the Douro Valley

    link


  • Susannah Lynn Gold, New York, EUA



    November 3:Quinta Dos Castelares – A Winery To Watch From Douro Valley

    link

  • Susannah Lynn Gold, New York, EUA



    October 25: The Sweet Spot: Moscatel Galego Branco From Quinta Das Lamelas

    link


  • Susannah Lynn Gold, New York, EUA



    September 30 : Women In Wine Fridays: Surprise At Meeting Many Women In Wine Industry In Douro Valley

    link

  • Slawomir Sochaj Wroclaw, Polónia



    Julho 2017: foi publicado no Magazyn Wino, edição nr. 3 de Julho de 2017, o segundo artigo sobre a região do Douro e os produtores Soul Wines que participaram na atividade Receção dos Opinion Makers realizada em setembro de 2016 como atividade do projeto conjunto implementado pelo NERVIR, financiado pelo programa da UE, COMPETE 2020 - PORTUGAL 2020. Os produtores descritos neste artigo são: Quinta do Filoco, Quinta dos Castelares, Folias de Baco, Aneto, Monte de São Sebastião, Vitavitis, Quinta do Beijo, Quinta da Barca e Teoria.


  • Slawomir Sochaj Wroclaw, Polónia



    Abril de 2017: foi publicado no Magazyn Wino, edição nr. 2 de abril de 2017, o primeiro artigo sobre a região do Douro e os produtores Soul Wines que participaram na atividade Receção dos Opinion Makers realizada em setembro de 2016 como atividade do projeto conjunto implementado pelo NERVIR, financiado pelo programa da UE - COMPETE 2020 - PORTUGAL 2020. Os produtores descritos neste artigo são: Caves Santa Marta, Vieira de Sousa, Quinta do Mourão, Quinta de Santa Eufêmia, Quinta das Lamelas e Coimbra de Mattos.

  • Vinhos do Douro e Porto na Alemenha - Berlin



    Várias empresas vinícolas da região do Douro participantes no Projeto Soul Wines, no âmbito da candidatura ao Sistema de Incentivo para a "Internacionalização das PME - Projetos Comuns", para 2016/2017, organizada pela NERVIR - Associação Empresarial, participaram no evento realizado em Berlim com o objetivo de promover os seus vinhos.
    O programa incluiu uma Mostra de Vinhos, no dia 28 de junho, realizada no THE WESTIN GRAND HOTEL, na cidade de Berlim e contou com a participação de cerca de 60 importadores, retalhistas de imprensa e vinhos. Durante as cinco horas da mostra, os clientes saborearam e simultaneamente descobriram os diferentes vinhos dos 9 vinicultores, a saber, Quinta da Barca, Monte S. Sebastião, Vitavitis, Quinta do Mourão, H'Our - Parceiros na Criação, Alves de Sousa, Aneto, Quinta da Rede e D'Origem.
    A mostra de vinhos foi precedida por uma apresentação realizada por Axel Probst, para apresentar a região demarcada do Douro e as características dos vinhos do Douro e do Porto.




  • NERVIR ORGANIZOU MOSTRA DE VINHOS DO DOURO E PORTO NA IRLANDA



    Empresas de vinhos da Região do Douro que integram o projeto Soul Wines, no âmbito da candidatura ao Sistema de Incentivos "Internacionalização das PME - Projetos Conjuntos", para 2016/2017, organizado pela NERVIR- Associação Empresarial, participaram na Irlanda, numa ação de promoção dos seus vinhos.
    Do programa desta missão fizeram parte a realização de uma Mostra de Vinhos, no dia 3 de outubro Hotel Radisson Blu Royal Hotel, na cidade de Dublin, em que compareceram importadores, imprensa e lojas especializadas; durante as cinco horas em que decorreu esta Mostra, os convidados provaram e descobriram os vinhos das dezassete empresas presentes, a saber, Quinta da Rede, Casa Agrícola Manuel Joaquim Caldeira lda, Quinta das Lamelas, PNC | Parceiros na Criação, Teoria Vinhos, Quinta dos Lagares, Monte São Sebastião, Coimbra de Mattos, Lda, Quinta da Barca, Vinhos de Favaios, Lda, Sobredos Lda ( Aneto Vinhos ), Quinta das Peixotas, Quinta Santa Eufémia, Quinta do Mourão, D'Origem Vinhos, Casa da Caldeira, Quinta do Granjal, Sociedade Agrícola, Lda.
    A realização desta Mostra foi precedida da uma Masterclass, aos importadores presentes, sobre a Região do Douro, apresentada por Tomas Clancy, conceituado jornalista de vinhos irlandês, do the Sunday Business Post.
    Esta ação Soul Wines, direcionada a importadores, está inserida, num conjunto de ações que decorreram no ano de 2017, nomeadamente com uma deslocação a Colónia/Dusseldorf, Berlim para uma mostra de vinhos, com a realização do In Douro Wine Export Business na região e com o convite a Opinion Makers que visitaram as quintas dos produtores aderentes.

  • 33 IMPORTADORES DE 18 PAÍSES À DESCOBERTA DOS VINHOS DO DOURO E PORTO



    Proporcionar novos negócios por forma a aumentar a exportação de vinhos da Região do Douro, foi o principal objetivo desta 12.ª edição do In Douro Wine Export Business, integrada no projeto conjunto de Internacionalização Soul Wines, que decorreu em Vila Real, de 19 a 21 de outubro, numa Organização da Nervir – Associação Empresarial.
    Foram dois dias e meio de intensos contactos comerciais entre os importadores provenientes de 18 países e os produtores de vinhos Doc Douro e Porto. Estiveram presentes importadores de vinhos China, Polónia, Reino Unido, Irlanda, Canada, Japão, Áustria, Holanda, Rússia, Alemanha, Finlândia, Rep Checa, Letónia, Estónia, Suíça, Lituânia, Estados Unidos e Bulgária.
    Para além das provas que decorreram no Hotel Quinta do Paço, os importadores tiveram oportunidade de provar os vinhos dos produtores presentes nas refeições que fizeram durante a sua estadia e ainda de conhecer um pouco da região, tendo visitado o miradouro de S. Leonardo de Galafura e feito um pequeno cruzeiro no rio Douro, antes de regressarem aos seus países.
    Após o final desta 12.ª edição, daquela que é a única feira profissional da região vocacionada integralmente para a exportação, o sentimento dos produtores presentes é de que valeu a pena, pois dos contactos efetuados, irão traduzir-se em encomendas, potenciando assim o aumento da exportação de vinhos da Região.
    O Projeto de Internacionalização - Soul Wines (Vinhos com Alma), é um projeto para dois anos e englobou para além da realização do In Douro Wine Export Bussiness, a realização de diversas missões empresariais, nomeadamente á Polónia, Alemanha - Colónia/Dusseldorf e Berlim e visitas de importadores à região.
    No âmbito deste mesmo projeto Soul Wines, vai realizar-se nos próximos dias 2 a 4 de novembro uma Missão à Irlanda - Dublin e de 16 a 20 de Novembro uma Missão ao Reino Unido - Londres.




  • NERVIR PROMOVEU VISITA DE IMPORTADORES A QUINTAS DO DOURO



    A NERVIR - Associação Empresarial promoveu a visita de Opinion Makers e Importadores de vinhos a produtores que integram o projeto Soul Wines - Vinhos com Alma, projeto conjunto de Internacionalização promovido pela NERVIR e que contou com a participação de cinco Opinion Makers/Importadores, três europeus, Alemanha (2) e Polónia e dois não europeus, vindos dos Estados Unidos da América e da China:
    - Dos Estados Unidos esteve presente Philip Kampe, jornalista de vinhos do Wine Hub e Chilled Magazine e membro do Wine Media Guild. Colabora ainda com a Wine Entusiast online, Beverage Media, Berkshire Beacon, Luxury Web e The Tasting Panel.
    - Da Alemanha estive presente Axel Probst, professor convidado de duas das principais universidades de vinho na Alemanha, Geisenheim e Heilbron e escreve artigos sobre vinho em jornais e revistas, nomeadamente para a WeinWisser, Weinwirtschaft e wein.pur, assim como para a Fine Wine Magazine no Reino Unido. É ainda organizador e orador em diversos sessões de apresentação de vinhos do Porto e Douro, nomeadamente na Prowein, uma das mais importantes feiras de vinhos do mundo. Publicou recentemente o livro "Portwein", uma obra de referência em língua alemã, sobre o Vinho do Porto.
    - Ainda da Alemanha esteve presente Andre Hartmann, da empresa Vinho Iberico, importador de vinhos, com diversas lojas em Berlim.
    - Da China esteve presente Wenya Chen, importadora de vinhos da empresa Beijing Yqfuli E-commerce Co. Ltd, com a função de identificação e seleção de novos vinhos.
    - Da Polónia esteve presente Piotr Wolkowski, blogger e wine connaisseur dos vinhos portugueses com os quias poderá vir a trabalhar num futuro próximo. O seu blog, www.winnerefleksje.blogspot.com foi nomeado como um dos melhores blogs pela Czas Wina magazine.
    Os Opinion Makers têm grande importância e influência sobre os compradores, pois a sua opinião é vista como uma opinião especializada e imparcial, logo mais fiável para os consumidores. O objetivo desta visita aos produtores teve assim como objetivo aumentar a notoriedade dos produtores e seus vinhos e captar novos clientes nos mercados externos.
    Esta visita teve a duração de cinco dias e nela participaram treze empresas produtoras de vinhos Douro DOC e Vinhos do Porto, que proporcionaram experiências únicas a este grupo de Opinion makers/importadores, a saber: Vitavitis Unipessoal Lda, Quinta da Rede Sociedade Agrícola Lda, PNC | Parceiros na Criação, D'Origem Wines, Sobredos Lda, Maria Helena de Sousa Alves, Adega Cooperativa de Sabrosa, C.R.L, Mário Braga, Herdeiros, Mss Douro Wine & Gourmet Products Lda, Coimbra de Mattos, Lda, José António Fonseca Augusto Guedes Unipessoal, Lda., Quinta de Santa Eufémia e Domingos Alves de Sousa.
    Ao longo dos dias e das visitas os Opinion makers/Importadores expressaram a sua admiração pelos produtores visitados, destacando a originalidade e o legado familiar de cada um. Cada visita foi uma surpresa e os vinhos apresentados durante as provas, constituíram a grande mais valia desta ação, devido ao reconhecimento imediato da elevada qualidade dos vinhos, aliada à história de cada um deles, contribuindo assim para o aumento da notoriedade destes vinhos nos mercados externos.

  • artigo de Klaus Feldkeller sobre região do Douro

    Klaus Feldkeller, blogger alemão, após visita à mostra de vinhos do passado dia 16 de janeiro, no Excelsior Hotel Ernst am Dom, em Colónia, no âmbito do projeto Soul Wines publicou no seu blog um artigo bem detalhado sobre o evento, os vinhos e respetivos produtores da região do Douro.

    link




  • Missão Empresarial a Alemanha ( Colónia e Dusseldorf)
    15 – 18 Janeiro 2017

    Ocorreu nos dias 15 a 18 de Janeiro, a missão empresarial às cidades de Colónia e Dusseldorf na Alemanha, no âmbito do projeto conjunto de Internacionalização SOUL WINES e que contou com a participação de 15 produtores de vinhos da região do Douro.

    No âmbito da missão empresarial o ponto alto foi a mostra de vinhos realizada no dia 16 de janeiro, no Excelsior Hotel Ernst am Dom, em Colónia. A mostra de Vinhos registou mais de 100 visitantes entre as 14:00 pm e as 19:00 pm, entre importadores / distribuidores, retalhistas, sommeliers, hotéis e restaurantes e alguma imprensa. Este evento registou a visita do delegado da AICEP na Alemanha, Dr. Pedro Macedo Leão.

    Antes da mostra de vinhos, e no período da manha do dia 16, foi realizado um seminário de apresentação do mercado da Alemanha por parte do Dr. Matthias Meichsner , técnico na delegação da AICEP em Berlim.

    Os 2 dias seguintes foram dedicados a visitas a lojas de distribuidores, e encontro com um jornalista / blogger Axel Probst, influente no sector dos vinhos e reconhecido no meio por expert nos vinhos do Porto e Douro.

    Também de destacar a organização de um almoço no último dia da missão no Restaurante D’Vine em Dusseldorf, cujo proprietário é Antonios Askitis, um Sommelier bem reconhecido no mercado alemão, tendo ganho o prémio de Melhor Sommelier na Alemanha em 2016. Antonios Askitis almoçou com o grupo Soul Wines e degustou os seus vinhos tendo ficado muito impressionado com a elevada qualidade dos mesmos.

  • SOUL WINES - IN DOURO WINE EXPORT BUSINESS,
    20-22 Outubro 2016

    O evento decorreu em Vila Real, durante os dias 20 a 22 de outubro 2016, sendo a NERVIR responsável pela organização deste evento que é já a 11ª edição.

    Foram 2 dias e meio totalmente destinados a contactos comerciais com importadores vindos de diversos países da Europa e fora da Europa: Alemanha, Áustria, Canadá, Colômbia, Holanda, Irlanda, Japão e Polónia.

    Nesta edição participaram 32 produtores de vinhos, que no local do evento – Quinta do Paço, se apresentaram em sala e com todas as condições para apresentar e provar os vinhos de cada um. Foram também momentos de provas dos vinhos pelos importadores as refeições realizadas em cada dia, onde participaram sempre os importadores e os produtores.

    No geral, os produtores participantes neste evento avaliaram a participação como muito positiva prevendo-se no curto prazo a confirmação de encomendas. Esta perspetiva de negócio é mais um contributo para o aumento das exportações dos vinhos da região do Douro.




  • Produtor Quinta da Barca premiado em Concurso na Polónia

    A Quinta da Barca, produtor de vinhos da região do Douro e participante nos eventos realizados no âmbito do projeto conjunto SOUL WINES – Wines with Soul, submeteu ao concurso WINE EXPO POLAND AWARDS 2016 na Polónia , os seus vinhos, tendo arrecadado 2 prémios: para o Busto Colheita Tinto 2013 GOLD AWARD e para o Busto Reserva Tinto 2011 SILVER AWARD.

    Sendo um dos mercados alvo do projeto Soul Wines, este produtor participou no concurso cujo resultado è um passo decisivo para a construção da imagem e da marca do vinho Busto na Polónia, que terá impacto ao nível da promoção no mercado polaco, antevendo-se contactos comerciais promissores no curto prazo.

  • Receção de Opinion Makers, 24 – 29 Setembro 2016

    No âmbito do projeto conjunto SOUL WINES – Vinhos com Alma, realizou-se durante 6 dias a receção de Opinion Makers, vindos dos Estado Unidos da América e Polónia para visitar 15 produtores de vinho da região do Douro: Caves Santa Marta, Coimbra de Mattos, Quinta de Santa Eufémia, Monte São Sebastião, Sociedade Viticola Foz do Távora, Vitavitis, Quinta dos Castelares, Vieira de Sousa, Quinta do Beijo, Folias de Baco, Vinhos Teoria, Quinta da Barca, Quinta do Mourão, Quinta das Lamelas e ANETO.

    Esta ação tem como objetivo aumentar a notoriedade dos vinhos da região do Douro, através de comunicação outbound e dirigida a um público estratégico existente nos mercados alvo definidos, com finalidade última de captar novos clientes nos mercados externos. A região do Douro por si só define-se pela suas características únicas, ao qual se juntou vinhos de excelência apresentados pelos produtores que participaram.

    Os 5 opinion makers que visitaram a região, 1 Sommelier / Chef, 3 Jornalistas e 1 Sommelier / Relações Públicas, destacam para além do ambiente único do Douro, a qualidade dos vinhos que provaram, as suas características diferenciadoras que provêm do facto de cada vinho ser produzido por cada produtor com a sua “alma”.


    Nas palavras de Susannah Gold (opinion maker dos EUA) “(…) One of the things that I found so interesting on this trip was how different people were at each winery, their grapes, their aspirations, their outlook and presentations.(…)” (link)







  • Missão Empresarial à Polónia 01-04 Junho 2016

    A missão empresarial realizada à Polónia, nos dias 1 a 4 de junho de 2016, foi a primeira missão do projeto conjunto de Internacionalização SOUL WINES – Vinhos com Alma, da NERVIR. Este projeto tem como objetivo central, a capacitação para a internacionalização das PME’s produtoras e exportadoras de vinhos da região do Douro, beneficiárias do projeto, para os mercados externos, através de ações de promoção da oferta nacional no mercado externo contribuindo para o aumento da competitividade das empresas portuguesas do setor.

    Esta missão empresarial, teve a participação de 14 empresas produtoras de vinho na região do Douro.

    O grupo das empresas participantes, apresentaram-se no mercado Polaco como representantes da marca SOUL WINES – Vinhos com Alma.

    O programa da missão empresarial tinha especial enfoque nos Encontros B2B, que se realizaram na Sala Hemisphere no Hotel Intercontinental, onde a mostra e degustação dos vinhos também ocorreu. A dinâmica criada na Sala foi similar a uma Feira de Vinhos, onde os importadores, distribuidores, imprensa, bloggers, sommeliers convidados, ao mesmo tempo que conheciam as empresa produtoras, degustaram os vinhos.

    Foram também realizadas visitas a lojas da especialidade, por forma a permitir perceber a diversidade de oferta, os segmentos oferecidos nas diferentes cadeias de retalho – lojas de especialidade, supermercados e nas cadeias da grande distribuição. O contacto direto com a oferta atual no mercado permitiu aos participantes perceber o posicionamento adequado dos seus vinhos assim como a política de preços praticada no mercado.